html web templates

 

Idosos

Realizo avaliação e reabilitação neuropsicológica com idosos

Nosso processo natural de envelhecimento traz mudanças esperadas em todas as nossas funções e sistemas. Temos alterações estruturais celulares que geram mudanças gradativas.

Essas mudanças também ocorrem com o nosso sistema nervoso central, responsável por orquestrar todo o nosso corpo e comandar as nossas chamadas funções cognitivas, de percepção, atenção, processamento, raciocínio, dedução, planejamento, memória, controle de impulso, para citarmos algumas habilidades essenciais.

O estilo de vida que cada um escolhe, associado à sua carga genética e a todas as situações que vivenciou é que determinam o maior, ou menor impacto deste processo em todas as nossas funções cognitivas.


Envelhecimento natural x Quadros específicos

O declínio da memória imediata com o passar dos anos é uma característica observada dentro do processo de envelhecimento natural, assim como a necessidade, muitas vezes, de um tempo maior para o processamento e comunicação da informação.

Algumas doenças neurológicas, como a doença de Alzheimer, trazem em sua sintomatologia perda de memória imediata também. Porém, há uma progressão significativa no agravamento deste sintoma, dentro deste quadro, em comparação ao desenvolvimento natural. A avaliação neuropsicológica é peça chave na diferenciação das diversas causas de perda de memória.

Outras doenças, como diabetes, distúrbios da tireóide, alguns tipos de anemia, ou problemas vasculares também podem provocar déficits de memória. 


Aplicações práticas da avaliação neuropsicológica para o idoso.

Muitas vezes, o médico solicita uma avaliação neuropsicológica do idoso para investigar seus resultados atuais nos diversos tipos de memória, a saber, memória imediata, memória tardia, memória visual, memória semântica, por ex.. Seu desempenho em algumas áreas tais como, percepção espacial, planejamento, organização, autonomia, também auxiliam para que se possa aclarar hipóteses diagnósticas e diferenciar sintomas semelhantes através do aprofundamento da investigação. 

O relatório com os resultados da avaliação serve como uma linha de base para comparações futuras da evolução do perfil desta pessoa, podendo sinalizar para a busca de providências, em caso de alterações muito rápidas de algum índice avaliado.

Através da avaliação neuropsicológica, consegue-se também orientar ações de reabilitação neuropsicológica, objetivando maior autonomia e qualidade de vida para este indivíduo. 

Este trabalho envolve, além de psicoterapia, acompanhamento conjunto com outras especialidades, como psiquiatria, fisioterapia e terapia ocupacional.

A avaliação neuropsicológica pode ainda auxiliar os familiares na busca de medidas protetivas para um idoso que, devido à perda cognitiva, possa se colocar em situações de risco. 

Entre em contato para saber como posso ajudar.

Contato

Endereço

Rua Ezequiel Freire, 55 - sala 126
Santana, São Paulo

E-mail

maritmaio@uol.com.br

© Copyright 2020 Marilda Maio - All Rights Reserved
Photos by Andrew Ebrahim, Brad Neathery, Helena Lopes, Igor StarkovKent Pilcher, Micheile HendersonMyles Tan and Stem T4L on Unsplash